segunda-feira, 13 de junho de 2011

A ORIGEM DA SIGLA FLA-FLU

A origem da sigla FLA-FLU surgiu em 1925, por conta do campeonato brasileiro de seleções, onde o Rio de Janeiro foi representado por jogadores apenas de Flamengo e Fluminense (conforme mostra a foto abaixo, com a reportagem do jornal "O Jornal" de 09/10/1925). A imprensa paulista, para desdenhar da seleção carioca, dizia que o combinado FLA-FLU (no sentido pejorativo) não ganharia o campeonato brasileiro daquele ano. Porém, a seleção carioca venceu a paulista e conquistou o título. Sendo assim, o jornalista Mário Filho (irmão de Nelson Rodrigues, autor de outra máxima sobre o clássico a de que "O FlaxFlu nasceu 45 minutos antes do nada") resolveu adotar o nome antes pejorativo para batizar o clássico mais tradicional do Brasil.
Na foto abaixo Mário Filho (que batizou o Fla x Flu ) à esquerda e Ary Barroso ( Radialista rubro-negro fanático dono de uma gaitinha que tocava alucinadamente a cada gol rubro-negro na década 40 e que "batizou" a primeira torcida organizada do Brasil,  A Charanga Rubro-Negra de Jaime de Carvalho) à direita.


Abaixo, o jornal " O JORNAL" de 09/10/1925 com a reportagem e a escalação dos jogadores da seleção carioca para decisão do campeonato brasileiro de seleções, que viria a ser  o motivo do batismo do clássico  FLA x FLU

Postado por Eliete Melo Araripe Ramos, em 13/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário