terça-feira, 14 de junho de 2011

O ressurgimento do futebol carioca no cenário nacional

A dupla mais famosa do futebol brasileiro é grande responsável pelo ressurgimento do futebol carioca em cenário nacional. Intitulado como o mais charmoso dos estaduais, o Campeonato Carioca é menosprezado por muitas atletas e jornalistas de outros estados, que alegam o baixo nível técnico perante aos outros regionais, como um fator importante para o “menosprezo”.  Porém, o futebol do Rio de Janeiro mostrou toda sua força e tradição ao vencer os dois últimos Campeonatos Brasileiros. Em 2009, o Flamengo sagrou-se campeão ao vencer o Grêmio por 2 a 1 em um maracanã lotado e voltando ao topo do futebol brasileiro, conquistando assim, o Hexacampeonato. No ano seguinte, foi a vez do Tricolor carioca, que chegou ao Tricampeonato após vencer o Guarani por 1 a 0, em uma bela festa no Engenhão. Não podemos deixar de fora o Vasco, que venceu a Copa do Brasil este ano e contribuiu para o futebol do Rio de Janeiro ganhar mais força. Desde 2006, Vasco, Flamengo e Fluminense venceram a Copa do Brasil, cada um em uma oportunidade.

A frequente participação da dupla Fla-Flu nas últimas edições de Libertadores da América também é um fator importante, pois projeta o clube em um cenário além do brasileiro, ganhando olhares dos clubes sul-americanos e até os da Europa, que estão ligados na competição, visto que o vencedor, pode enfrentar o ganhador da Liga dos Campeões da Europa, em um Mundial, disputado no fim do ano.

Para o jornalista Roberto Murad, que cobre o Flamengo pelo jornal “Lance!”, estes títulos, somados com a reforma do Maracanã para a Copa de 2014 fazem do futebol carioca mais forte ainda.
- Estes títulos mostram que o futebol carioca está ressurgindo como uma potência. Os dois (Flamengo e Fluminense) são vistos novamente como candidatos ao título e a tendência é que seja mais notório esse crescimento até a Copa do Mundo, pois ainda vão ganhar a força de um Maracanã reformado – destacou.
Para ele, o Fla-Flu é o maior clássico do Brasil, citando ainda a paixão de Nelson Rodrigues pelas duas equipes.

- É o maior clássico do Rio e possivelmente do Brasil por tudo que ele representa há quase cem anos. Um clube que originou o time de futebol do outro e mesmo assim se tornaram grandes rivais. As crônicas de Nelson Rodrigues demonstram bem a importância e a dramaticidade de um Fla-Flu – concluiu.



Por: Pablo Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário