quarta-feira, 27 de abril de 2011

Se é de emoção que se faz um Fla x Flu...

Se o Fla x Flu, por si só, é sempre permeado por muita emoção e pela total entrega de jogadores e torcedores, qual é a fórmula utilizada, então, para que determinadas partidas se tornem inesquecíveis? Esta questão não pode ser definida por uma resposta genérica. Afinal, "fórmula" não parece ser a palavra correta a ser usada: cada Fla x Flu inesquecível possui a dose certa de surpresas e de ações, digamos, do destino, que o deixará permanentemente na memória futebolística.
E o que veio a ocorrer no último jogo entre Flamengo e Fluminense, dia 24 de abril de 2011, pela semifinal da Taça Rio? Tão recente e já histórico! Como de costume, para que pudesse atingir a alcunha de "inesquecível", estiveram presentes grandes surpresas (ou imprevistos?) e elevadas taxas de emoção, junto a um resultado inusitado, que pareceu ter sido milimetricamente construído e moldado pelo destino.
O palco era o Engenhão, onde se enfrentariam os maiores vencedores do Campeonato Carioca. O clube rubro-negro não tinha Ronaldinho Gaúcho, seu ator principal; ao contrário, o tricolor estava com o seu elenco completo. Cada uma das equipes sabia da necessidade da vitória, por motivos particulares: o Flamengo por querer levar o Campeonato Carioca direto, visto que já tem o primeiro turno garantido, precisava chegar à final; o Fluminense, pelo desejo da conquista do segundo turno e, quiçá, do Carioca 2011. Fato é que apenas um sairia vitorioso...
O jogo teve início conturbado, com muita chuva e os times demonstrando a tensão que é disputar um Fla x Flu. Logo aos 11 minutos, a primeira surpresa: o juiz paralisa a partida, devido à queda de energia no estádio. Houve ainda mais uma pausa pelo mesmo motivo, e outra de tempo técnico: jogadores e torcidas deixavam transparecer o nervosismo com tais paralisações.
Ainda na primeira etapa, o tricolor abriu o placar com o seu "Guerreiro He-Man" e, mesmo com um gol irregular, levou vantagem, além de ter sido melhor em campo. Eis que, no segundo tempo, o rubro-negro acorda na partida e passa a jogar de igual para igual. Aos 22 minutos, Thiago Neves, após belo lançamento de Willians, arranca um empate e o Flamengo passa a pressionar. Porém, não seria no tempo normal que o jogo acabaria.
Pênaltis. Cinco cobradores para cada lado e... Empate outra vez. A solução foram as cobranças alternadas. Alguns desperdiçaram a cobrança, os goleiros também fizeram a sua parte... 


Goleiro Felipe, do Flamengo, defende pênalti e ajuda o time a passar pelo Fluminense (Foto: Tasso Marcelo)

O final feliz, no entanto, viria apenas para um. Após uma partida que durou 2h40min, fora definido o campeão de mais um inesquecível Fla x Flu: o Flamengo levou a melhor!

Por Karla Passeri

Nenhum comentário:

Postar um comentário