terça-feira, 5 de abril de 2011

Fla x Flu da Lagoa




O Clássico das Multidões, como também é conhecido o Fla x Flu, tem muitas histórias marcantes ao longo desses 100 anos de disputa. E um dos episódios mais inusitados foi o "Fla x Flu da Lagoa". Da Lagoa, porque o jogo ocorreu no estádio da Gávea, que fica em frente a Lagoa Rodrigo de Freitas, destino das bolas isoladas pelos jogadores tricolores durante o jogo.

O clássico decidiria o campeão carioca de 1941. O Fluminense já tinha sido campeão em 36/37/38 e em 1940 e o Flamengo havia conquistado o campeonato de 1940. Para os tricolores, bastava o empate, já para os rubro-negros apenas a vitória daria o 8o título carioca.

O jogo começou com o Fluminense arrasador, fazendo 2 a 0, com Pedro Amorim e Russo. O Flamengo diminuiu ainda no primeiro tempo com Pirilo, que voltou a marcar aos 38 do segundo tempo. Apartir daí, o jogo que já tinha uma tensão natural, em função de toda história que cercava a criação do futebol do Flamengo apartir de jogadores do Fluminense, passou a ser disputado com jogadores suando sangue. Literalmente. O goleiro do Fluminense, Batatais, deslocou a clavícula mas seguiu em campo, motivando ainda mais os 9 jogadores do Fluminense que ainda estavam em campo, pois Carreiro foi expulso pelo juíz Juca da Praia por fazer cera em campo.

Após o gol de empate rubro-negro, os jogadores tricolores passaram a mandar todas as bolas da partida para a Lagoa Rodrigo de Freitas. Assim, demoravam mais a voltar a campo, deixando o Fluminense mais perto do título. O presidente do Flamengo da época, em total desespero, ainda ordenou aos atletas do Remo que ficassem na Lagoa para buscar as bolas mais rapidamente. O juiz ainda deu 12 minutos de acréscimo, mas nada mais tiraria o 14o título carioca do Tricolor das Laranjeiras.

Em uma época onde o amadorismo predominava no futebol, o Fla x Flu da Lagoa ficou marcado para a eternidade como um clássico inesquecível.

Fonte: museudosesportes.com.br

Por Alexandre Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário